SEGURANÇA PARA O CORPO

Por Fabio Aires da Cunha

.

Muitas pessoas acreditam que surfar é uma atividade corriqueira e apenas um lazer, não veem a prática como uma modalidade esportiva que requer condicionamento físico e treinamento específicos.

Antes da pessoa entrar correndo no mar com sua prancha embaixo do braço e se lançar contra as ondas, é necessária uma preparação prévia feita por um aquecimento específico.

O ideal seria que os surfistas fizessem um aquecimento entre 15 e 20 minutos. Alguns exercícios gerais, outros específicos e alguns alongamentos são atividades necessárias antes de iniciar a prática do surfe.

A prática da natação é um excelente exercício para manter o condicionamento físico para a modalidade. Mas são necessários exercícios de força e equilíbrio, pois o ponto alto é a permanência em pé na prancha.

O trabalho de força de membros superiores, para a remada e de membros inferiores, para o momento que está em pé na prancha devem ser incorporados no dia a dia dos praticantes profissionais e também dos praticantes eventuais.

Trabalhar os músculos da região do CORE também são fundamentais para o bom desempenho esportivo. A região abdominal tem uma influência direta no equilíbrio e nas manobras executadas em cima da prancha.

Voltando ao aquecimento. O que irá determinar o tempo de duração é a temperatura ambiente, quanto mais quente menos tempo de aquecimento é necessário.

Um erro muito comum é as pessoas acharem que o alongamento significa aquecimento. Alongamento é um método de trabalhar a flexibilidade, pode fazer parte do aquecimento, mas não é o aquecimento propriamente dito.

Inicie com trotes leves por cerca de 5 minutos. Em seguida faça exercícios balísticos para os membros superiores e inferiores, como rotação dos braços, elevação dos joelhos e outros. Na parte final faça alguns alongamentos (cerca de 10 a 15 segundos em cada posição) para braços, pernas, ombros, costas etc. Não exagere na tensão.

Para finalizar entre no mar e deitado na prancha dê algumas remadas sem muita intensidade e velocidade, somente para concluir o processo de aquecimento.

Agora você estará pronto para pegar as melhores ondas e fazer as suas manobras com segurança.

.

Fonte: website Surfepix (www.surfepix.com.br)

.

.

2012

Os comentários estão encerrados.