OS SETE HÁBITOS DO PROFISSIONAL DO FUTEBOL DE SUCESSO

Por Fabio Aires da Cunha

.

Sempre se ouve que qualquer pessoa, que entende um pouco, é capaz de trabalhar no futebol! Verdade? Talvez sim, mas com sucesso não! Um profissional bem-sucedido necessita de algumas características e uma dose de dedicação e sacrifício.

Segundo Stephen Covey, autor do livro Os Sete Hábitos das Pessoas Muito Eficazes, “não existe atalho algum para o desenvolvimento. A lei da colheita nos governa. Sempre colhemos o que semeamos – nem mais, nem menos”. O autor defende que os modelos mentais são as lentes por meio das quais vemos o mundo, o que determina o nosso modo de pensar e de agir. Isso quer dizer que enxergamos o mundo não exatamente como ele é, mas como nós estamos condicionados a vê-lo.

Após realizar um treinamento com executivos de centenas de grandes empresas, Covey, em seu livro, sugeriu os sete hábitos que distinguem as pessoas bem-sucedidas: a conduta proativa, o estabelecimento de objetivos, a capacidade de priorização, a postura ganha-ganha, a atitude de primeiro compreender e depois buscar ser compreendido, a sinergia e a renovação.

Esses hábitos valem para todo e qualquer ser humano que pretenda pautar seu modo de vida em busca da eficiência. Se os seres humanos são as criaturas do hábito, consequentemente, será ele que os definirá.

No caso do futebol, as atitudes e os hábitos diários, ou seja, o acúmulo de experiências que o profissional adquire ao longo dos anos é que definirão uma carreira bem sucedida ou não. Pensando nesses aspectos, para um profissional do futebol atingir o sucesso, sugere-se que:

.

1 – LEITURA

Leia, leia e leia. Leia todos os dias, pelo menos uma hora. Leia tudo, livros, revistas, artigos científicos, jornais, textos e notícias em sites e não apenas textos técnicos do esporte. Amplie o seu conhecimento sobre o mundo, amplie sua cultura geral, conheça mais sobre o esporte e a vida. Leia no banheiro, no metrô, no ônibus, no avião, na sala de espera do médico, em qualquer lugar que for possível. Leia sobre assuntos que sejam inspiradores, intrigantes e desafiadores, ou seja, que estimulem a sua curiosidade e o seu intelecto. Não esqueça de variar o tipo de leitura e, principalmente, ler com atenção.

.

2 – CONTATOS

Fale com as pessoas conhecidas, faça novos contatos e amigos. Separe um tempo, todos os dias, para ligar para pessoas (colegas, parceiros, amigos, outros profissionais etc.) ou para conhecê-las. Não importa a razão do seu contato, ligue apenas para perguntar se estão bem, se os negócios vão bem, se a família vai bem. Sabiamente, já diziam os mais antigos: “quem não é visto, não é lembrado”. O futebol é um mundo de contatos. Muitos empregos são conseguidos ou perdidos por meio dos contatos ou falta deles.

.

3 – ESCOLHAS E OPORTUNIDADES

Seu sucesso depende de suas escolhas. Isso não tem nada a ver com as circunstâncias nas quais você se encontra, mas com relação às atitudes que toma. Muitas oportunidades irão surgir, mas uma boa oportunidade pode surgir apenas uma vez, se você tiver receio de abraça-la, pode ser que ela não apareça novamente. Um profissional de sucesso não tem medo de arriscar e tomar novas decisões, é preciso ter coragem para escolher os melhores caminhos.

.

4 – ORGANIZAÇÃO

Seja organizado. Mantenha sua mesa, escritório, quarto, anotações, estudos arrumados e organizados. Um profissional bem organizado começa pela sua casa e sua vida. O futebol moderno exige organização e disciplina, profissionais que não se preocupam com isso, estão fadados ao insucesso.

.

5 – REPUTAÇÃO

Construa sua reputação e o seu nome. Se alguém perguntar sobre você para algum de seus companheiros de profissão, o que ele falaria? Será que na sua frente ele diria uma coisa e na sua ausência outra? Ser ético é um hábito; ser honesto é um hábito; ser sincero é um hábito; ser justo é um hábito. Se nos acostumamos a agir sabendo que qualquer deslize pode pôr fim a uma reputação ilibada, seguramente trataremos de construir a nossa com muito zelo. Não tome atitudes incorretas só para agradar os outros, isso vai te atrapalhar futuramente.

.

6 – APRENDIZADO

Aprenda. Todos os dias, antes de dormir, pergunte a si mesmo: “o que eu aprendi hoje?” Experimente aprender algo novo todos os dias. Quanto mais você sabe, mais será capaz de aplicar seus conhecimentos no dia a dia. Aprenda uma nova língua, aprenda a cozinhar, aprenda a tocar um instrumento, aprenda a escrever com a mão esquerda, aprenda uma nova estratégia de jogo, aprenda um novo método de treinamento.

.

7 – TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO

Ensine. Use todo o seu conhecimento, armazenado e construído ao longo dos anos, para auxiliar e transformar a vida dos profissionais que o cercam. Compartilhe com a equipe, os amigos e os demais profissionais a sua visão sobre o futebol, sobre novos métodos de treinamento que desenvolveu, sobre novas técnicas de liderança e motivação. Não esqueça da frase: “A pessoa que guarda o pouco que sabe para si, mostra o quanto não sabe nada” (Fabio Cunha).

.

Ser um profissional do futebol bem-sucedido, ao contrário do que muitos possam imaginar, está muito distante da “sorte” de cair de paraquedas num clube bem estruturado, de contar com a simpatia de dirigentes ou de possuir uma boa equipe. Ser um profissional do futebol bem-sucedido é fazer com que as oportunidades permitam que tudo isso ocorra. Antes de se encontrar numa situação vantajosa, o profissional de sucesso preocupa-se com seu autoconhecimento, sua capacitação e com o desenvolvimento de seus comandados; possui ética e competência profissional e, pauta sua conduta nos princípios fundamentais da saudável convivência humana. Assim, é preciso rever os hábitos e as atitudes de hoje, pois, sem dúvida alguma, essa é a matéria-prima do seu destino, do seu futuro… Do seu sucesso ou do seu fracasso.

.

.

Adaptado de Os sete hábitos do Advogado bemsucedido de Lara Cristina de Alencar Selem.

.

.

2006

Os comentários estão encerrados.