Livro TORCIDAS NO FUTEBOL: Espetáculo ou vandalismo?

.

Torcidas no Futebol: Espetáculo ou Vandalismo? retrata fatos e fatores que envolvem a violência no futebol fora dos gramados. A violência ou os aspectos que a provocam podem ser explicados por diversas teorias. O indivíduo inserido na massa pode praticar atos que nem pensaria em realizar de forma individual. Grande parte dessa violência que assola, assusta, choca e revolta o meio esportivo e a opinião pública é cometida por grupos de vândalos inseridos nas torcidas do futebol.

Este livro busca elucidar as possíveis causas geradoras de agressão pelos indivíduos; identificar as atitudes provocadas pelo convívio coletivo (torcidas); apresentar o contexto e os motivos que levaram à criação das torcidas organizadas; definir o perfil dos torcedores uniformizados; relatar dados estatísticos sobre a violência no esporte e relacionar possíveis medidas de prevenção e controle dos atos de vandalismo.

. 

“…O autor consegue nesta obra reunir ingredientes interessantes para acalorar as discussões sobre o tema e apresenta uma extensa e pertinente relação de outras publicações que, certamente, contribuirão demais para que os interessados no assunto possam aprofundar seus conhecimentos.

Finalmente, com muito prazer e orgulho (por ter sido o orientador do primeiro estudo do autor) parabenizo o Prof. Fabio Aires da Cunha por sua coragem e denodo em disponibilizar a todos nós este livro que aborda um tema tão polêmico e delicado”.

Prof. Dr. DANTE DE ROSE Jr.

Chefe do Departamento de Esporte da EEFEUSP.

                                                    Trecho extraído do prefácio da obra.

.

.

* Lançado na XIX Bienal Internacional do Livro (São Paulo, 12 de março de 2006)

.

Autor: FABIO AIRES DA CUNHA

Editora: Scortecci

Local: São Paulo

Ano: 2006

Páginas: 132

.

Sumário:

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

1. Por que organizar uma torcida?

2. Agressividade e violência

3. Teorias e aspectos geradoras da violência

4. Comportamento coletivo

5. Origem, evolução e composição das torcidas

6. Dados estatísticos da violência

7. Medidas de prevenção e controle do vandalismo

8. Considerações finais

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

.

.

DEPOIMENTOS SOBRE O LIVRO

Os comentários estão encerrados.