Livro TÉCNICO DE FUTEBOL: A arte de comandar

.

Como o futebol é o maior esporte do mundo, com milhões de apaixonados, é natural que esses milhões se julguem capacitados para entender do esporte. Uma coisa é entender o jogo, a sua dinâmica, outra coisa é entender como funciona essa dinâmica e como fazê-la ser eficiente.

O cotidiano dos profissionais do futebol não é fácil como muitos imaginam. A função de técnico de futebol é uma das mais complexas, pois ele precisa possuir uma gama muito grande de conhecimentos, conhecimentos esses técnicos, táticos, físicos, fisiológicos, médicos, psicológicos, nutricionais, pedagógicos, sociais, comportamentais, políticos, econômicos entre outros.

No futebol moderno, o técnico assumiu um papel de destaque. O futebol é um esporte que exige diferentes profissionais nas mais variadas áreas atuando em prol de um resultado único, que é a vitória. Essa reunião de valores e especialidades necessita ser chefiada por uma pessoa, precisa de um líder eficaz e carismático, ou seja, necessita de um comandante que tenha capacitação e que saiba extrair o melhor desempenho de sua equipe de trabalho e atletas.

.

“…Colaborou em alguns cursos, enriquecendo-os com seus conhecimentos. E, eu que o havia levado para ensinar-lhe as artimanhas do futebol, estava agora aprendendo com tamanha inteligência emocional, fator este preponderante aos profissionais do futebol.

Por tudo isso, fiquei muito honrado quando me coube a tarefa de apresentá-lo aos leitores desta obra, tarefa que se tornou extremamente fácil por ser sabedor da sua capacidade e competência esportiva e pessoal.

O prof. Fabio Cunha já demonstrou em sua obra anterior – Torcidas no Futebol: Espetáculo ou Vandalismo?, sua visão globalizada no mundo dos esportes.

Graduado em Esporte, Fabio Cunha é também Mestre em Ciências do Movimento, pós-graduado em treinamento no futebol, conferencista, escritor, preparador físico e treinador de futebol. Trata-se de pessoa competente, proba, honesta e de ótimos predicados morais, o que completa o caráter desse profissional do futebol e do homem de que eu tenho orgulho de ser amigo, apresentando-o nesse momento a você leitor”.

  ARI GRECCO

Palestrante e Técnico de Futebol

.

“A complexidade e condições estressantes do trabalho dos treinadores esportivos requerem que se avance no conhecimento de vários aspectos de sua formação, o estudo da motivação, liderança, comportamento, dentre outros. Deste modo, as temáticas propostas pelo autor são uma garantia segura de que o presente livro será um instrumento de importância fundamental para os treinadores e todos aqueles que com eles colaboram, no sentido de uma prática profissional de excelência, contribuindo para o seu efetivo desenvolvimento pessoal e o de seus jogadores”.

Profª Drª MARIA REGINA FERREIRA BRANDÃO

Psicóloga esportiva, pesquisadora e professora universitária
                                                    Trecho extraído do prefácio da obra.

 

.

Autor: FABIO AIRES DA CUNHA

Editora: Prestígio

Local: Rio de Janeiro

Ano: 2010

Páginas: 200

ISBN: 978-85-774-8072-2

.

Índice:

APRESENTAÇÃO

INTRODUÇÃO

1. Capacitação dos Profissionais do Futebol

2. Características dos Profissionais do Futebol

3. Tipos e Funções do Técnico de Futebol

4. Aspectos de Liderança e Motivação na Atuação do Técnico no Futebol de Alto Rendimento

5. Dificuldades para se tornar um Técnico de Futebol

6. Grandes Técnicos da História do Futebol Brasileiro

7. Técnicos da Seleção Brasileira

8. Considerações finais

ANEXOS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SOBRE O AUTOR

.

.

* Vídeo de divulgação do livro Técnico de Futebol – a arte de comandar (2011): https://www.youtube.com/watch?v=oehPFH_8MhE

.

DEPOIMENTOS SOBRE O LIVRO

Os comentários estão encerrados.