ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

Por Fabio Aires da Cunha

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Observa-se hoje, uma verdadeira “febre” pela atividade física, a procura e o culto ao corpo perfeito podem em muitos casos surtir efeitos contrários e maléficos. O ser humano precisa se preocupar com a saúde e não somente com a estética, o exercício físico bem dosado, realizado com a supervisão de um profissional competente se faz necessário. Antes de iniciarmos a prática de atividades físicas, devemos passar por uma avaliação médica para saber a situação real que se encontra nosso organismo e constatar as limitações e as necessidades primárias para a nossa saúde. A segunda etapa é a avaliação física, deve ser realizada por um profissional capacitado da área física, ou seja, um professor de educação física com o devido conhecimento de avaliação. Essa avaliação determinará o nível de condicionamento que o indivíduo se encontra e por meio dela, estabelecer um programa de condicionamento individualizado.

Se pudéssemos dispensar trinta minutos por dia com atividade física, uma série de problemas de saúde poderia ser evitada. Redução dos níveis de colesterol, aumento do tônus muscular, aumento da capacidade aeróbia, redução da gordura corporal, são alguns dos inúmeros benefícios proporcionados pela atividade física regular. Para o ambiente de trabalho, o exercício só traz benefícios, como o aumento da motivação, aumento da disposição para o trabalho, melhora da capacidade intelectual, melhora da atenção, diminuição do estresse, diminuição do risco de lesões por esforços repetitivos entre outros.

Falta de tempo, falta de espaço e preguiça são desculpas normalmente encontradas para que as pessoas não pratiquem exercícios. As pessoas podem utilizar o próprio ambiente de trabalho ou os móveis de casa para realizar esses exercícios. Hoje em dia, existem profissionais capacitados e preparados para auxiliar as pessoas na prática de atividades físicas – o personal trainer. O auxílio de um profissional se dedicando exclusivamente ao cliente poderá proporcionar melhoras mais rápidas e mais eficientes no condicionamento. Portanto, o objetivo final é a manutenção da saúde e para isso, devemos praticar exercícios regularmente, além de tomarmos outros cuidados, como alimentação, sono, hábitos saudáveis etc.

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2003

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