24/02/2006 – Livro mapeia as torcidas organizadas

A obra, ampliada e atualizada, surgiu de pesquisa acadêmica do autor

(24/02/2006)

.

Equipe Cidade do Futebol 

.

Torcidas de Futebol: Espetáculo ou Vandalismo?

Autor: Fabio Aires da Cunha

Editora: Scortecci

Ano: 2006

Nº de páginas: 131

 .

Está chegando às livrarias brasileiras o livro Torcidas no Futebol: Espetáculo ou Vandalismo?, do pesquisador e professor Fabio Aires da Cunha. O livro retrata os mais variados aspectos que envolvem a violência no futebol fora dos gramados, entre os torcedores. Para dar corpo à obra, o autor iniciou a  pesquisa há mais de dez anos, quando ainda era estudante de graduação em Esporte na Universidade de São Paulo (USP).

Da paixão pelo assunto surgiu o interesse em continuar pesquisando a temática. Com isso, Cunha apresenta ao mercado um livro atual e provocante sobre as torcidas organizadas. Para o autor, por exemplo, a violência ou os aspectos que a provocam podem ser explicados por diversas teorias. Uma delas ajuda a entender o porquê de pessoas que nem pensariam em realizar atos violentos individualmente acabam se envolvendo em práticas criminosas quando em grupos esportivos.

Ainda segundo Cunha, o livro busca elucidar as possíveis causas geradoras de agressão pelos indivíduos; identificar as atitudes provocadas pelo convívio coletivo (torcidas); apresentar o contexto e os motivos que levaram à criação das torcidas organizadas; definir o perfil dos torcedores uniformizados; relatar dados estatísticos sobre a violência no esporte e relacionar possíveis medidas de prevenção e controle dos atos de vandalismo.

Em comentário sobre a obra, o professor doutor Dante de Rose Júnior, que é chefe do Departamento de Esporte da Escola de Escola de Educação Física e Esporte s da USP, comenta que “o autor consegue nesta obra reunir ingredientes interessantes para acalorar as discussões sobre o tema e apresenta uma extensa e pertinente relação de outras publicações que, certamente, contribuirão para que os interessados no assunto possam aprofundar seus conhecimentos”.

A obra é imperdível para quem tem interesse no aprofundamento do debate sobre esse assunto – torcidas organizadas e, principalmente, sobre desdobramentos da existência delas na vida e na paixão cotidiana de tantos brasileiros pelo futebol.

.

.

Fonte:

http://cidadedofutebol.uol.com.br/site/vip/materias/vermaterias.aspx?idm=1947

.

.

.

Os comentários estão encerrados.